Turismo de Natureza

Gerês ou Xurés – uma reserva ecológica de saltar aos olhos, como as cascatas do parque, que fica na fronteira entre Portugal e Espanha

Simplesmente im-per-dí-vel! O Parque Nacional da Peneda-Gerês, também conhecido como Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés, abrange uma reserva ambiental entre dois países: Portugal e Espanha. O Parque foi criado em 1971 como primeira e única área protegida de Portugal e possui quase 70 mil hectares. Gerês também é considerado Reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO.

Dá para ir de carro, trem, bicicleta e ônibus, mas o ideal é alugar um carro e viajar sem pressa. O caminho apresenta muitas serras. O Parque fica a 37 Km de Braga, 90 Km de Porto e 414 Km de Lisboa. Nossa partida foi de Braga, pela estrada Nacional (N103), passando pela cidade de Póvoa de Lanhoso e conhecendo no início do Parque, uma praia fluvial: a Praia do Alqueirão.

A entrada é gratuita, mas você pode alugar um barco, pagar por esportes radicais e até contratar um tour de jipe ou quadriciclo. No Gerês tem outras atrações além do Alqueirão. O Parque possui as praias do Ermal; Vilarinho das Furnas e a praia de Ipanema.

Praia do Alqueirão – Gerês – Portugal

Dentro do parque há várias vilas habitadas e algumas com acesso restrito aos moradores, portanto, vá direto ao ponto de interesse do grupo. Qual cascata visitar; onde há restaurantes e como se deslocar dentro do Parque. Nós optamos por conhecer a Cascata do Arado à pé e subir vários degraus irregulares para ter acesso ao topo do lugar (estrada de chão batido). Não dá para levar criança e nem tomar banho quando ainda é primavera (água geladíssima)! Vídeo:VanessaWMelo.

Cascata do Arado – Parque do Gerês – Portugal

No Gerês também estão outras cascatas: Fecha de Barjas (conhecida como Cascata Tahiti); Cascata da Portela do Homem; 7 Lagoas; Cascata de Pincães, além de outras de menor porte.

Um aviso importante para quem vai visitar o Parque pela primeira vez: leve lanches, água e sacos para recolher o lixo. Não há banheiros públicos no Parque! Bom passeio!

17 thoughts on “Turismo de Natureza”

      1. Muito lindo! Quero demais conhecer! Está nos nossos projetos de viagens! Obrigada por mostrar essas maravilhas!?????????

    1. Ora pois! Quando voltar a Portugal, reserve um dia para conhecer essa maravilha! Caso queira conhecer o Parque do lado da Espanha, fique mais um dia. Vale a pena!

      1. Marcia! Para quem chega pela cidade de Porto ou de Lisboa, o ideal é alugar um carro pela internet – segundo os funcionários das locadoras – sai mais barato! As estradas são pedagiadas, mas vale a pena!

  1. Que lugar maravilhoso. Área protegida e bela. A água das cascatas é bastante convidativa. Parabéns pelo trabalho em nos manter informados acerca de um lugar tão especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 19 =