Viajando de carro pela América do Sul

Carina e João Paulo pretendem visitar 10 países até 2021

Eu conheci o João em 2010, como jornalista esportivo. Na época, ele era um dos jornalistas brasileiros que mais entendiam de Rugby no Brasil. Seu blog sobre o assunto foi referência para jornalistas de São Paulo, onde inclusive João recebeu um prêmio. Ele já namorava a Carina e para minha surpresa, entre os planos de vida do casal estava essa louca aventura de sair pelo mundo escrevendo crônicas sobre a vida e os locais visitados na América do Sul.

Carina Furlanetto e João Paulo Mileski saíram de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, no dia 18 de fevereiro de 2019, com o intuito de passar por 10 países a bordo de um carro popular, em uma expedição chamada “Crônicas na Bagagem”.

Os jornalistas João Paulo Mileski e Carina Furlanetto

Ambos são Jornalistas, que decidiram fazer do sonho uma doce realidade: “Amamos escrever e conhecer novos lugares, pessoas e culturas. Unir estas paixões é um desejo antigo em comum. Decidimos parar de esperar o momento e as condições ideais e finalmente viver os nossos sonhos, com aquilo que temos, da forma que podemos”, conta João.

O casal cruzou a fronteira do Brasil com o Uruguai no dia 20 de fevereiro e, desde então, já passou por La Coronilla, Punta del Diablo, Barra de Valizas, La Pedrera, La Paloma, Punta del Este, Chihuahua, Piriápolis, Minas, Cuchilla Alta e Atlántida.

João revela que as primeiras impressões do Uruguai são de um povo hospitaleiro, cordial e generoso. “As pessoas aqui são muito receptivas e se esforçam para tratar bem o visitante, muitas nos convidaram para passar a noite em suas casas. Além disso, estamos impressionados com a beleza das praias que vimos até agora. Passamos por muitos lugares pequenos, mas charmosos e encantadores”.

Ele enfatiza, também, a sensação de segurança dos locais onde passaram a noite. “Em Valizas e Atlántida, dormimos no carro. Estávamos com um pouco de medo, porque no Brasil, mesmo nas cidades pequenas, está muito inseguro passar a noite em lugares públicos. Mas aqui foi supertranquilo”.    Eles pretendem permanecer no Uruguai até o dia 04 de março. Após Montevidéu, passarão por Nueva Palmira, Mercedes e Las Cañas. Na sequência, entrarão na Argentina, pela fronteira com Fray Bentos, e seguirão rumo a Ushuaia.

O Projeto “Crônicas na Bagagem”

Para concretizar e viabilizar o projeto, o casal alugou o apartamento que possui e vendeu livros, louças, bicicletas, roupas, decoração e tudo o que não seria útil na expedição. A família também ajudou vendendo camisetas com frases sobre viagem e filosofia para arrecadar recursos e divulgar o projeto. “Tudo o que juntamos ao longo da vida, estamos investindo nesse sonho. Não foi uma decisão fácil decidirmos ir adiante com esse propósito, mas a vida está acontecendo agora e acreditamos que um sonho começa a se realizar quando nos permitimos vivê-lo”, explica Carina.

Sobre a decisão de viajar em um carro popular, Carina não deixa dúvidas: “Acreditamos que, para aquilo que nos propomos, o meio de transporte é secundário, o que estamos querendo passa muito mais por sair de uma zona de conforto e se permitir viver o que há de bom e ruim fora das nossas bolhas. Sabemos que os perrengues serão muitos, mas temos certeza de que isso tudo nos fará crescer como pessoas”.

Quem quiser acompanhar essa aventura é só seguir João e Carina no no Facebook (fb.com/cronicasnabagagem) e Instagram (@cronicasnabagagem) ou no site www.cronicasnabagagem.com

Fotos: arquivo pessoal de Carina Furlanetto e João Paulo Mileski

1 thoughts on “Viajando de carro pela América do Sul”

  1. Dois lindos sonhadores e guerreiros. Tenho certeza que Deus está ao lado dos dois e vai ajudar a realizarem esse sonho, permitindo que encontrem, onde chegarem, pessoas de bem, com vontade de ajudá-los e lhe darem força, para continuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − oito =