Bento Gonçalves

Roteiros turísticos para todos os gostos

Na Cidade

Na área urbana, o passeio de Maria Fumaça deve obrigatoriamente ser agendado. O grupo pode comprar os bilhetes em agências de viagens ou ir ao escritório da Giordani Turismo, que fica no Bairro Cidade Alta (na estação do trem) e comprar ingressos para o horário em que há assentos livres (o valor é o mesmo na hora ou programado).

No bairro Cidade Alta também está a Vinícola Aurora. O tour pode ou não ser agendado, mas o bom do passeio é que ele é inteiramente grátis (até mesmo a degustação). Outros locais que merecem fotos e selfies são: Pórtico de entrada da cidade (pipa de vinho), a igreja Cristo Rei, Santuário de Santo Antônio, a sede da Prefeitura e seu chafariz de vinho, as diversas cafeterias espalhadas pela cidade e o bairro Planalto, com seus incontáveis restaurantes (pizzarias, hamburguerias, e é claro, a famosa comida italiana).

Visitação à Vinícola Aurora
(foto: DCMelo)

Nos Distritos

Vale dos Vinhedos

Cenários belíssimos, com colinas cobertas de parreirais e sede das principais vinícolas da região: Miolo, Alma Única, Casa Valduga, Pizzato, Gran Legado e tantas outras. A exceção fica por conta da Vinícola Salton, que fica no distrito de Tuiuty e da Vinícola Dal Pizzol, que fica no distrito de Faria Lemos.

O passeio nas vinícolas é apropriado para adultos, mas o Vale também oferece diversão para crianças, como a visita a queijaria Valbrenta e a pequena fábrica de biscoitos (Itallinni Biscotteria). Adultos e crianças podem aproveitar o passeio para fazer um lanche no Leopoldina Jardim, ou ainda, conhecer as deliciosas geleias da Casa Madeira. No Vale, a campeã de visitação é a Vinícola Miolo, que oferece degustação paga, visitação orientada ao jardim com variedades de uvas oriundas de diversos países (no período da safra – janeiro a março), e nos fins de semana, um Wine Bar a céu aberto que é instalado no vinhedo conhecido como Lote 43, com bebidas e comidinhas preparadas no Wine Truck.

Caminhos de Pedra

É um dos passeios preferidos dos turistas. Conta com uma série de empreendimentos caseiros aliados a simplicidade do lugar. Às vezes parece um conto de fadas, de tanto capricho nas casas de madeira com o porão de pedra, onde a cozinha de antes, agora reúne pequenos negócios como tecelagem, lojinha de souvenir, museu da erva mate, muitas tratorias (restaurantes de famílias) e pequenas vinícolas.

Casa da Erva Mate – Caminhos de Pedra
(foto: DCMelo)

Vale do Rio das Antas

Região que fica entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, com belvederes de tirar o fôlego dos visitantes. O ponto de visitação mais famoso é a Ponte Ernesto Dorneles, conhecida como a ponte do Rio das Antas, uma das maiores do mundo construída em arcos paralelos suspensos.

Ponte Ernesto Dornelles – Rio das Antas
(foto: Governo RS)

Encantos da Eulália

Distrito que vem desenvolvendo o turismo de aventura, com a instalação do Parque Gasper, no entorno de um paredão rochoso conhecido como “Paredão da Eulália”. Aventureiros de todas as idades, inclusive crianças, podem se divertir no parque, que possui grande estrutura de apoio, como lanchonetes, estacionamento, parque infantil, banheiros e churrasqueiras. Entre as atividades oferecidas pelo empreendimento estão arvorismo, rapel, escalada artificial, tirolesa, trilha de quadriciclo, paintball e uma vertiginosa queda de Bungee Jump, de uma plataforma instalada a 150 metros de altura.

Paredão da Linha Eulália, onde foi instalado do Parque Gasper.
Parque Gasper – Roteiro de Aventuras
(foto: DCMelo)

Cantinas Históricas

Este roteiro abrange visita à diversas cantinas de descendentes dos imigrantes provenientes da região do Vêneto e do Trento, na Itália. A intenção é proporcionar aos viajantes uma experiência inesquecível de como se vive na colônia, com seus costumes, culinária e tradições. O visitante também pode desfrutar de uma das vistas mais lindas da Serra Gaúcha, no Mirante do Campanário.

Quanto custa a viagem?

Vai depender dos passeios e do consumo em vinícolas. Bento Gonçalves é uma cidade cara, assim como Gramado. A hospedagem vai depender do período do ano, se for baixa ou alta estação. Aluguel de carro segue os padrões do país. Alimentação tem de tudo, desde comida à quilo, churrascaria, comida asiática e é claro; a tradicional comida italiana.

1 thoughts on “Bento Gonçalves”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + treze =