Nas curvas do Douro

Vinhos e gastronomia atraem turistas para uma das mais belas regiões de Portugal

Porto

A cidade é uma das mais visitadas de Portugal por mérito próprio. Possui um excelente aeroporto, com voo direto para outras capitais da Europa e algumas cidades brasileiras. Mas também possui uma estação ferroviária (Estação São Bento), que de tão linda, merece pelo menos uma visita para fazer uma foto do saguão com suas paredes cheias de azulejos (mais de 20 mil) que contam a história de Portugal.

O visitante pode fazer uma lista do que fazer no Porto, mas não dá para pular o Centro Histórico, almoçar ou jantar nos bares de frente para a foz do Douro (com vista para a Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio)…

Ao fundo, a Ponte Luis I, que liga Porto a Vila Nova de Gaia

… caminhar sobre a Ponte Luis I, a Catedral Sé, subir na Torre dos Clérigos (monumento mais alto de Porto, com 225 degraus e uma vista total da cidade), enfrentar fila para ver as escadarias da livraria Lello (onde J.K. Rownling se inspirou para escrever as aventuras do bruxinho Harry Potter) …

… a Igreja do Carmo (painel de azulejos na lateral do prédio), as ruínas da Muralha Fernandina, o teleférico de Gaia, degustar uma “francesinha” nas padarias da cidade, visitar o Mercado do Bolhão, degustar vinhos do Porto nas adegas de Vila Nova de Gaia, almoçar no Mercado de Gaia e outras tantas atrações que só vai depender do número de dias que você ficar na cidade.

Douro

Quem aprecia uma boa gastronomia e vinhos diferenciados, pode alugar um carro na cidade do Porto e enfrentar as curvas das montanhas que embelezam às margens do rio Douro.

Para quem gosta, pode subir o rio de barco até a cidade de Peso da Régua e voltar para a cidade do Porto de trem (ou comboio – como os portugueses falam). A viagem dura cerca de 7 horas, mas na época do verão europeu dá para curtir a paisagem e tomar banho de piscina a bordo de um Cruzeiro.

A distância entre Porto e Peso da Régua é cerca de 116 Km, mas para quem vai de carro, o caminho pode ser percorrido em 1h30min. Minha turma optou por alugar um carro e conhecer as vinícolas que ficam às margens do Douro, próximas da cidade de Peso da Régua, onde o almoço foi mesmo com frutos do mar.

Margens do rio Douro na cidade de Peso da Régua, Portugal

Entre tantas vinícolas, decidimos visitar a Quinta da Pacheca, que é uma propriedade que elabora vinhos do Douro, do Porto e azeite de altíssima qualidade. A propriedade também oferece hospedagem desde 2012, inclusive em suítes construídas em formato de barris de vinho e que foram instaladas no meio dos vinhedos.

DICA

É importante fazer reserva com antecedência, especialmente para a hospedagem nos barris de vinho ou até mesmo para realizar os tours diários, ofertados em diversos idiomas. https://quintadapacheca.com/

Durante o caminho pelas curvas do Douro, aproveite para dar uma paradinha nos Mirantes: São Leonardo da Galafura, Quinta do Noval, Casal de Loivos, São Salvador do Mundo, e Quinta do Vale Meão.

São vários Mirantes nas curvas do Douro

6 thoughts on “Nas curvas do Douro”

  1. Lindos lugares! Amei, as pousadas em barris, são um sonho naquela paisagem! Excelente dica! Obrigada! Vcs estão lindos e felizes!???????????????

  2. Nossa!Que beleza de lugar. Um deslumbre logo de cara ao nos depararmos com a Estação São Bento e seus belos painéis de azulejos assim como os da Igreja do Carmo. O rio Douro e a ponte Luís I são outra atração à parte. E o que dizer da maravilhosa vinícula da Pacheca? Parabéns pela matéria. Dá aquela vontade tremenda de pegar o primeiro avião e voar para conhecer esse belo lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − três =